16/06/2025
Materiais de Comunicação
Ao mesmo tempo que acabávamos de montar o hardware na caixa, fomos trabalhando nos materiais de comunicação para o ElectroDay.
Aqui está o nosso vídeo.
Veja o nosso Pitch Deck.
15/06/2025
Instalação do Hardware
Nas últimas semanas temos corrigido alguns problemas no nosso protótipo de forma a pormos o hardware na caixa de correio que construimos.
A Ludmylla soldou cabos mais compridos para que as nossas componentes encaixassem corretamente na caixa de correio, e fez um PCB para a nossa fonte de energia. Conectámos os trincos ao teclado e LCD e colocámo-los na caixa, assim como a câmera e sensores.



31/05/2025
Montagem da nossa Caixa de Correio
Além de trabalharmos no software e hardware nesta última semana, assim que recebemos o material necessário começámos a montar o nosso protótipo de caixa de correio.
Tivemos de cortar a madeira com as medidas necessárias assim como furá-la para os parafusos, dobradiças e puxadores. A maior parte do material necessário para o fazer foi nos disponibilizado num dos laboratórios do campus de Oeiras.
O nosso grupo fez turnos para trabalhar na caixa dependendo de quem tinha disponibilidade e comunicámos as mudanças necessárias às medidas das peças e posicionamento de portas através de mensagens, post its e ao encontrar-nos com outros membros do grupo.







Ainda é necessário fazer alguns ajustes à caixa assim como instalar os sensores, câmera, trincos, teclado e lcd. Mas estimamos que estará feito na próxima semana.
28/05/2025
Desenvolvimento do Protótipo
A última semana foi muito produtiva para o nosso projeto.
Primeiramente, obtivemos patrocínio, graças à Ludmylla que falou com a Seguramente - Consultores de Seguros e de Financiamentos Lda. São agora oficialmente nossos patrocinadores e estamos gratos pelo seu apoio e por acreditarem no que estamos a construir.
No lado de hardware o Chencheng, o Pedro, e a Ludmylla compraram os materiais que faltavam para o nosso projeto, nomeadamente a madeira (que também cortaram à medida), conectores WAGO, puxadores, parafusos e rodas para tornar o nosso projeto mais fácil de transportar.
O Chencheng e o Pedro conectaram com sucesso o sensor PIR a um dos nossos Raspberry Pi Pico W, que detetou movimento e enviou sinais de volta. A Ludmylla conectou o teclado, display e outro Raspberry Pi Pico W e estabeleceu a comunicação com a base de dados da aplicação para que o sistema identifique corretamente as senhas corretas e incorretas. A Carolina também conectou a camera com sucesso. Infelizmente, tivemos muitos problemas a conectar ao Raspberry Pi Pico W, então usámos o Raspberry Pi Zero WH.
Na parte do software, a Beatriz implementou todos os ecrãs da aplicação, tanto do lado do cliente como do distribuidor, tal como as páginas de login e registo, o ícone da aplicação e o sistema de notificações, para notificar os utilizadores quando uma encomenda é entregue. A Sofia criou a base de dados, para guardar os pedidos e a informação dos utilizadores, tal como o sistema de autenticação, para registar utilizadores e fazer login. Atualmente, a Beatriz e a Sofia estão a fazer a conexão entre a aplicação e o hardware.


19/05/2025
Materiais Recebidos e Desenvolvimento da Aplicação
A nossa equipa recebeu os materiais para começar a trabalhar no protótipo na semana passada, exceto a madeira que solicitamos e que ainda estamos a tentar obter. A Carolina soldou os pinos nos microcontroladores que recebemos. A equipa de eletrônica reuniu-se para dividir o trabalho a ser feito com o que nos foi fornecido
A Beatriz e a Sofia começaram a desenvolver a aplicação móvel usando Flutter e Firebase. A Beatriz é responsável pelo frontend e, portanto, principalmente pela parte do Flutter, enquanto a Sofia está a trabalhar no backend e na base de dados com Firebase.


12/05/2025
Feedback Questionário – Forms de Opiniões
Lançamos recentemente uma breve pesquisa no Forms para entender melhor as necessidades dos moradores em relação à entrega de correspondências e encomendas em suas caixas de correio.
Recebemos algumas respostas, das quais 94,4% moram em apartamento e 5,6% moram em casa. Muitos entrevistados mencionaram a dificuldade de precisar estar em casa para receber as encomendas e a ausência de confirmação de entrega. Eles também apontaram que as caixas de correio costumam ser pequenas demais para as encomendas modernas ou que os entregadores deixam as encomendas à vista quando os destinatários estão ausentes.
Algumas sugestões de melhorias se concentraram em três áreas principais: Notificações em tempo real, por meio de mensagens push no aplicativo ou SMS; Comprovantes visuais de entrega, por meio de fotos rápidas capturadas imediatamente; Controle de acesso remoto, permitindo que os usuários, por exemplo, destranquem a caixa para um vizinho de confiança ou recuperem os itens posteriormente.
Para nossas soluções, a maioria preferiu a solução baseada em câmera para fotos das encomendas (66,7%) e os demais escolheram a opção de sensor infravermelho para detectar cartões (33,3%).
Quando questionados sobre quanto estariam dispostos a pagar, a maioria dos participantes indicou até 50 euros (66,7%). Um grupo menor ampliou-o para atingir 100 euros (33,3%).



02/05/2025
Protótipo da Aplicação e Planeamento da Apresentação
Esta semana a Sofia acabou de desenvolver o protótipo da nossa aplicação móvel em figma. Planeámos também como dividir a nossa apresentação, a acontecer na próxima semana.





08/04/2025
Apresentação de meio do projeto
Esta semana acabámos a nossa apresentação de meio do projeto.
Esta apresentação acrescenta à nossa proposta inicial, com o nosso cronograma atualizado e o que diverge do original, assim como o trabalho realizado até ao momento no projeto, entre outras coisas.
Vejam a nossa apresentação.31/03/2025
Forms para recolha de Opiniões
Esta semana, tivemos algumas reuniões para planear a nossa apresentação de meio de programa. Uma coisa que decidimos que seria interessante seria um feedback sobre a utilidade do nosso projeto. Então, a Beatriz um formulário com algumas perguntas sobre o sistema de caixas de correio atual e, em seguida, uma breve visão geral da nossa solução, com algumas perguntas sobre se ela resolve algum desses problemas.
Respondam ao forms.24/03/2025
Lista de Materiais e Custos
Na última semana, a Ludmylla e o Chencheng o nosso grupo finalizou a lista de materiais do protótipo e estimou os custos totais.
Pesquisámos os melhores microcontroladores para as nossas necessidades, considerando consumo de energia, conectividade, compatibilidade com aplicativos e custo, e acabamos escolhendo o Raspberry Pi Pico W por atender melhor às nossas especificações.
Além do microcontrolador, temos um teclado para inserir um código que abre a caixa de correio correta e um LCD para visualizá-la, algumas opções diferentes de sistemas para fechar a porta da caixa de correio (solenoides ou servomotor), sensores de movimento para detectar entregas e câmera para caixas de correio maiores, um módulo para permitir comunicações sem fio, além de cabos, madeira e um conversor elétrico.
Esses materiais serão usados para construir um protótipo composto por 4 caixas, 1 caixa grande para pacotes e 3 menores para cartas.
Ver lista de materiais.17/03/2025
StoryBoard da Aplicação e Planeamento de Projeto
Na semana passada, fizemos um progresso significativo no nosso projeto. Realizamos uma reunião em grupo focada em melhorias, onde discutimos os pontos-chave para otimizar o processo e garantir que estamos no caminho certo.
Além disso, revisamos a lista de materiais necessários, identificando o que é essencial para a fase de protótipo. Com base nessa discussão, começamos a estruturar o storyboard para o design do protótipo da aplicação móvel, garantindo uma abordagem clara e funcional para o projeto que estamos a desenvolver.


10/03/2025
Entrevistas a Beneficiários
Entrevista feita por Ludmylla Wonsoscky
Conversei com um síndico de um prédio, que também é CEO, e ele reforçou os desafios enfrentados nas entregas de encomendas, especialmente de itens maiores. Ele ressaltou que, muitas vezes, os destinatários não estão presentes no momento da entrega, o que leva a viagens desnecessárias para levantar as suas encomendas.
Além disso, nosso entrevistado aprovou a proposta da caixa de correio inteligente e enfatizou a importância de garantir espaço suficiente para acomodar entregas maiores. Na sua opinião, todos os prédios deveriam ter pelo menos um sistema de caixa de correio inteligente para simplificar a rotina diária de moradores e entregadores.
Entrevista feita por Chencheng Liu
Conversei com uma administradora de condomínio que compartilhou sua experiência e visão sobre os desafios enfrentados pelo sistema de entregas atual, bem como a proposta de uma caixa de correio inteligente.
A administradora identificou dois problemas principais:
Falta de segurança e rastreabilidade: é comum que muitas encomendas se "percam" ou nem sejam entregues, o que prejudica a confiabilidade do serviço. E a dependência da presença física, a necessidade de estar presente no dia da entrega, causa transtornos aos moradores.
A partir da nossa conversa, ficou claro que a proposta da caixa de correio inteligente oferece uma solução robusta para os problemas mencionados. A principal conclusão foi que, com a detecção automatizada de entregas, o sistema garante que cada encomenda seja de fato entregue, eliminando as incertezas do processo tradicional.
A administradora valorizou particularmente os seguintes aspectos da solução:
Detecção automatizada, sensores que identificam a entrega de cartas e encomendas, garantindo um registro preciso e confiável do recebimento. E a disponibilidade em diferentes tamanhos: a opção de caixas de correio inteligentes, tanto grandes quanto pequenas, adapta-se às diversas necessidades de correspondências e encomendas, otimizando espaço e organização.
Entrevista feita por Sofia Nunes
Conversei com um distribuidor que enfatizou que o maior problema que eles enfrentam atualmente é a falta de recursos humanos para a equipa de entrega.
Ele reconheceu que as caixas de correio inteligentes são a melhor solução para entregas de encomendas e que nosso projeto oferece uma boa solução. No entanto, ele ressaltou que, embora as caixas de correio inteligentes sejam realmente boas soluções para combater encomendas não entregues e rotas desnecessárias, elas não existem em número e densidade geográfica suficientes.